sexta-feira, 13 de abril de 2012

Acredite se quiser, mas aconteceu em Inhaúma...


O cotidiano nos prega algumas peças... Na quarta-feira me surpreendi lendo num jornal local a notícia do roubo de uma peruca. Porém ... não era uma peruca qualquer. Trata-se da peruca usada na imagem de Nosso Senhor dos Passos para uma procissão da Semana Santa, lá em Inhaúma.
Não é um fato incrível, mas fiquei encabulada porque até então nunca tinha lido ou ouvido contar sobre tamanha proeza. Ou falta de respeito?
Estavam comigo alguns colegas de trabalho e por alguns instantes, mesmo um tanto quanto horrorizados com a coragem humana, achamos certa graça no fato ocorrido. A reportagem dizia que instantes antes dos fiéis saírem com o andor do santo para a Procissão do Encontro, a peruca de cabelo natural que teria custado 1,7 mil, paga com doações dos fiéis, desapareceu...
Na edição de hoje, o mesmo jornal publicou a notícia de que a peruca foi encontrada á venda na cidade de Cachoeira da Prata, distante 10 km de Inhaúma. Quanto vale a peruca de um santo? Eis a questão. De um lado a fé, do outro o quê?
Quem é mineiro sabe bem que por essas bandas de cá, desde o século XVIII, usar perucas em imagens de santos é tradição. Na maioria das vezes os cabelos são doados por fiéis em forma de pagamento de promessas por graças alcançadas. Os cuidados são tantos que, às vésperas das festividades elas são lavadas e as mechas dos cabelos enroladas em papelotes, para ficarem cacheados.

4 comentários:

  1. Oi Anabela,
    é inacreditável que alguém tenha coragem de pegar um objeto deste e ainda vender, é muita falta de fé e absoluta certeza da impunidade, isso é fazer pouco tanto da justiça dos homens quanto da justiça de Deus, mas tb é um caso engraçado, hahahahaha e a gente rí, te confesso que nunca gostei de olhar pra esses santos que usam peruca, acho tão estranho e feio que prefiro nem olhar muito, rsrsrs.
    Beijos
    Lola

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anabela.

    Obrigado pelo comentário no blog http://www.felipecerquize.blogspot.com .

    Como você disse que entrou no meu blog pelo tópico "Estrada Real", gostaria de lhe informar que estou lançando um livro sobre o assunto intitulado "Pelos caminhos da Estrada Real". Caso tenha interesse, favor me contactar pelo e-mail cerquize@gmail.com .

    Um cordial abraço e tudo de bom!

    Felipe Cerquize

    ResponderExcluir
  3. Pois é Anabela eu li e comentei no site do Uai.
    Tenho parentes e amigos nesta cidade.
    Onde vamos parar?
    Mas parece que já encontraram a peruca...
    Gostei deste cantinho com este cheiro de Minas.
    Ah, saudade!.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Incrivel, Anabela como o ser humano consegue ser tão desumano. Nem a peruca do santo escapa! Se usassem toda essa imaginação para o desenvolvimento da sociedade estavamos todos muito bem. Adorei a história. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderExcluir